Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Os números da causa atualizados (Disque 100)






É de suma importância que as empresas e demais instituições envolvidas na proteção dos direitos da infância e da adolescência mantenham-se atualizadas em relação aos números da causa.

Veja alguns dados gerais:

Existem 63 milhões de crianças e adolescentes no Brasil;
46% das crianças e adolescentes menores de 14 anos vivem em domicílios com renda per capta até meio salário mínimo;
132 mil famílias são chefiadas por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
Violações de direitos

Violações de direitos de crianças e adolescentes: 91 mil denúncias em 2014.

Em 2014, o Disque-Denúncia, mantido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, registrou mais de 91 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes. Esse número não representa, necessariamente, o tamanho do problema, mas traz uma dimensão de como está fortemente inserido na sociedade. São muitas as variáveis a serem consideradas, e os números disponíveis dão apenas um perfil geral do problema.

O Brasil apresenta uma forte carência de dados sobre a violência sexual de crianças e adolescentes. O que sabemos é que existem fatores de vulnerabilidade que incidem diretamente sobre o problema, aumentando os casos de violação de direitos. Dentre os principais fatores estão pobreza, exclusão, desigualdade social, questões ligadas à raça, gênero e etnia. Além disso, a falta de conhecimento sobre direitos da infância e adolescência também contribui para o aumento das violações. Entre os casos registrados, um ou mais desses fatores estão quase sempre presentes.

Veja alguns dados compilados por diferentes organismos.
Disque Denúncia

O Disque-Denúncia atende pelo número 100. A ligação é gratuita, anônima e pode ser feita de qualquer telefone. É destinado a receber denúncias relativas a violações de direitos humanos, não só de crianças e adolescentes.

O número de denúncias não corresponde ao número de casos de fato constatados e a evolução no número de denúncias pode indicar uma maior conscientização acerca do tema.

Dos 13 tipos de violações registradas pelo Disque-Denúncia em 2014, a violência sexual ocupa o 4º lugar. Normalmente, quando ocorre a violência sexual, outros direitos também foram violados. Ou seja, a criança ou o adolescente já foram negligenciados e possivelmente passaram por episódios de violência física e psicológica.

Saiba mais: http://www.namaocerta.org.br/bol_14703.php

Fonte: Childhood Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário