Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

"Adoção - Laços de Amor" encerra 2011 com emoção




A emoção deu o tom do Encontro Natalino que encerrou as atividades da campanha "Adoção - Laços de Amor" em 2011. Cerca de 500 pessoas acompanharam a festa que contou com apresentações musicais, depoimentos de autoridades - entre elas o Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin - pais e filhos adotivos, e a presença de Papai Noel, que distribuiu presentes às crianças. O evento foi realizado no Centrosul, em Florianópolis, nesta quinta-feira (15/12).
 
A festa também foi marcada pela entrega de placas de homenagem a pessoas envolvidas com a causa da adoção. Foram agraciados o Promotor de Justiça Marcelo Mengarda - homenageado em função do trabalho desenvolvido na área da infância e juventude na Comarca de Rio do Sul, na qual atuou por mais de seis anos -, o Juiz de Direito Edemar Schlesser, a Assistente Social Mary Ann Furtado e Silva e a profissional da Casa de Acolhimento Jaira Nolli. "São pessoas que fazem a diferença e que trouxeram esperança para muitas crianças", ressaltou a jornalista e apresentadora da TV Globo, Glória Maria, mestre de cerimônia do evento.
 
A jornalista, mãe adotiva de duas irmãs, de 3 e 4 anos, deu o testemunho de como a adoção mudou sua vida. "Eu achava que tinha uma vida plena, realizada com o meu trabalho. Até que me afastei dois anos da TV para trabalhar com crianças na Índia, África e Bahia. E foi na Bahia que eu conheci minhas duas filhas. Hoje, minha vida se resume a elas. Elas são a minha razão de viver", declarou.
 
O evento contou com a presença de crianças de casas de acolhimento das cidades de Joinville, Gaspar, Penha, Chapecó, Xanxerê, Barra Velha, Lages, Laguna, Lebon Régis, Bocaina da Sul, Piçarras, Papanduva, Santa Cecília, São Francisco do Sul, Tijucas, Biguaçu, São José e Florianópolis. Deputados e autoridades estaduais também prestigiaram a festa.

A campanha

Lançada em 23 de maio deste ano, a campanha "Adoção ¿ Laços de Amor" surgiu com o objetivo principal de estimular a adoção tardia - de crianças acima de três anos de idade -, reduzir o número de abrigados em instituições de acolhimento do estado e mostrar que, independente da idade, raça ou limitação física, todos precisam de uma família.

A iniciativa é uma parceria do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) - que se engajou na campanha por intermédio do seu Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) -, da Assembleia Legislativa, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) e do Tribunal de Justiça (TJSC).

Para a Coordenadora do CIJ, Promotora de Justiça Priscilla Linhares Albino, a campanha atingiu seu objetivo, chamando a atenção da sociedade para a necessidade de mudança de perfil das crianças adotadas, principalmente para os casos de criaças maiores e de grupos de irmãos.

Além do estímulo à adoção tardia, múltipla (grupos de irmãos, e especial, a campanha também disponibilizou um telefone (0800-644-4994) para tirar dúvidas de quem quer adotar ou acompanhar o processo de adoção. A campanha também procurou agilizar os processos de adoção existentes na justiça catarinense. Mais informações também podem ser obtidas no site http://www.portaladocao.com.br/, ou no portal do MPSC, que disponibilza uma página especial com informações sobre adoção (veja aqui!)


Redação: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC com informações da Assessoria de Imprensa da ALESC



Foto: Carlos Kilian e Lucas Gabriel Diniz/ALESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário