Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Redução da Idade Penal ou Aumento da Responsabilização dos Políticos*


Dr. Gercino - uma sumidade na área da infância e juventude


*Gercino Gomes Neto, Procurador de Justiça Criminal de Santa Catarina

De tempos em tempos surge a discussão da responsabilização penal de adolescentes. Normalmente políticos desfraldam tal bandeira visando angariar simpatia do eleitorado, mas via de regra não entendem absolutamente nada do tema, ou divulgam dados incompletos. Primeiro, a responsabilização de adolescentes já ocorre e, entre internação e semiliberdade, o adolescente pode passar até 6 anos em contenção.

Só para que se tenha uma noção, traçando um paralelo com um adulto que pratique um homicídio e receba uma pena de 12 anos, este adulto ficará preso (regime fechado) apenas 4 anos e 9 meses se for réu primário e não importa a atrocidade que tenha praticado quando do assassinato. Portanto, temos que discutir se o Estado está ou não sendo eficiente na educação dos jovens.

E, aqui, tenho uma resposta: NÃO.

O Estado de Santa Catarina há mais de uma década tem sido negligente no trato das questões relacionadas ao adolescente que pratica atos infracionais. Não cumpre os compromissos que celebrou com o Ministério Público há mais de 10 anos e, isto, entra governo, sai governo. 

Porém,tenho mil motivos para dizer não à redução da idade penal, mas não vou fazer isto.

Vou aqui fazer questionamentos a respeito de por que políticos e a elite se preocupam mais em buscar um bode expiatório para o aumento da violência na sociedade brasileira, e catarinense em especial, do que encontrar soluções para tão grave problema que afeta a segurança e a própria liberdade de ir e vir de todos nós. Se reduzir a idade penal fosse a solução, por que então que 90% dos crimes que acontecem no país são praticados por adultos?

Ora, os adultos respondem penalmente e, mesmo assim, praticam um monte de crimes. 
Alguma explicação existe, que não seja a questão da idade, senão adultos não cometeriam crimes ou seriam minoria. Portanto, me assusto quando se desfraldam bandeiras demagógicas, pois isto acaba por enganar a população.

Bem mais proveitoso seria o debate esclarecedor e sério sobre a omissão e responsabilização dos nossos governantes no que diz respeito ao enfrentamento da delinquência juvenil, questão que passa antes pela discussão de outros temas essenciais, como o direito à creche e à educação de qualidade, o atendimento a saúde, especialmente na dependência de drogas entre outros e, finalmente, quando tivermos tido a coragem deste enfrentamento, vamos falar da redução da idade penal, se ainda for necessário.

5 comentários:

  1. DEVEMOS nos mobilizar com argumentos para que sto, de novo, não aconteça.
    Não há que se punir os adolescentes com a edução da idade.
    MAS HÁ QUE SE CONTÊ-LOS, em razão de suas frações ('crimes'), com CENTROS DE INTERNAÇÃO, com Liberdade Assistida, com Prestação de Serviços a comunidade, outros.
    Como os Políticos/Executivos não PRIVILEGIAM os Orçamentos, diretriz da Constituição Federal e do ECA, conforme a *ABSOLUTA PRIORIDADE*, as prefeituras e os estados NÃO CONSTROEM os Equipamentos de contenção e os PROGRAMAS sociais condizentes.
    Morreu ANTONIO CARLOS GOMES DA COSTA, mas sua chama, a de PEDAGOGO a favor das crianças, a pedagogia da presença, AINDA NÃO. Vamos mostrar onde está o erro, e não é no jovem !!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse é o Dr. Gercino que conheço!
    Estaremos na audiência pública no dia 5/12.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente, a Elite e os governante acham que diminuindo a idade penal, vai diminuir a criminalidade, eu acho que deve-se investir mais nas crianças e jovens, na questão da educação entre outros saúde, lazer que são de direitos.

    ResponderExcluir
  4. Pois então... Já dizia Bobbio.. Não precisamos mais instituir direito algum... Nosso verdadeiro desafio, é garantir a implementação daqueles que já estão aí... Hoje a prioridade absoluta de boa parte dos gestores públicos, é fortalecer o partido e o próprio bolso..

    Parabéns ao nobre Procurador !!!

    Alexandre Argolo Messa Sampaio

    ResponderExcluir
  5. A Elite quer manter os pobres fora do seu espaço privilegiado. Quer manter os adolescentes com problemas causados pela sociedade longe das suas vistas. Que aocntece com os infratores que esta elite tem em seu meio? São enviados a clínicas particulares e depois que a poeira abaixa, voltam ao convivio.
    Tudo isto é hipocrisia dos governantes. Estes meninos e meninas estão carentes de afeto e perspectiva de vida. Onde está o compromisso de cumprir as maravilhosas leis brasileiras???
    Governantes, coloquem a mão na consciência!!!!

    ResponderExcluir