Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




terça-feira, 29 de julho de 2014

Florianópolis sedia primeiro curso sobre atendimento à criança com deficiência



O primeiro Encontro Técnico do Curso de Formação no Atendimento da Criança e do Adolescente com Deficiência e de suas Famílias será na próxima quarta-feira (06/08) em Florianópolis. Vão participar profissionais ligados às áreas da assistência social, da educação e da saúde, da rede de atendimento à criança e ao adolescente com deficiência, transtornos ou altas habilidades/superdotação. O encontro é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo  site da Escola de Gestão Pública Municipal até o dia do evento.

O objetivo é verificar o que cada região do Estado oferece no atendimento às crianças e aos adolescentes com deficiência, por meio de diagnóstico da estrutura de atendimento das redes municipais e estadual, além de esclarecer os participantes de possíveis dúvidas sobre a temática.

Os encontros fazem parte do Projeto de Formação no Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente com Deficiência e suas famílias, idealizado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em parceria com outros órgãos do Poder Executivo, com o objetivo de promover capacitação para tratar da operacionalização do atendimento de crianças e adolescentes com deficiência, transtornos - Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) - e altas habilidades/superdotados.

Uma das finalidades do MPSC com o projeto é informar sobre as políticas públicas que podem ser adotadas ou aperfeiçoadas nas áreas da educação, saúde e assistência social dirigidas às crianças e aos adolescentes com deficiência. Para tanto, serão realizados 17 Encontros Técnicos em todo o Estado.

O primeiro encontro, que acontece em Florianópolis, na quarta-feira, será no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), no Centro da Capital. A programação inclui debates com o Ministério Público, a Secretaria de Estado da Assistência Social, a Secretaria de Estado da Saúde, a Secretaria de Estado da Educação e a Fundação Catarinense de Educação Especial.

Nessa edição do curso, o foco será a rede dos municípios de Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São José e São Pedro de Alcântara.

Ainda no mês de agosto, serão realizados encontros em Chapecó, Xanxerê, Concórdia e São Miguel do Oeste. Para conferir o calendário completo dos encontros, com o local do evento e a programação, clique aqui

Durante os encontros, serão distribuídos aos participantes DVDs com videoaulas do Curso de Formação no Atendimento da Criança e do Adolescente com Deficiência e de suas Famílias. As videoaulas foram produzidas pelo MPSC, pela FCEE e pelas Secretarias de Estado da Assistência Social, Educação e Saúde e abordam temas relacionados com as atribuições, os serviços e as atividades de cada órgão destinado ao atendimento da criança e do adolescente com deficiência. Ao todo são 13 videoaulas.

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF)do MPSC coordenou a produção e a edição das videoaulas. 

Público-alvo dos Encontros Técnicos:

Ministério Público- Promotores de Justiça, Assistentes de Promotoria e Analistas em Serviço Social.

Poder Judiciário- Juízes de Direito, Assistentes Sociais do Poder Judiciário e Psicólogos do Poder Judiciário.

Poder Executivo- Secretários Municipais da Saúde, Secretários Municipais da Educação, Secretários Municipais da Assistência Social, Diretores responsáveis pela pasta de crianças e adolescentes com deficiência, Diretores das entidades conveniadas a FCEE, Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselheiros dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Conselheiros Tutelares.

Redação: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Veja, acima, no próximo post um resumo das videoaulas

Nenhum comentário:

Postar um comentário