Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Projeto piloto de extensão para identificação precoce de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.de crianças de 0 a 3 anos é realidade! Parceria da Fundação Catarinense de Educação Especial, Ministério Público e Secretarias de Educação e Saúde de Palhoça - Êxito do projeto, que já está sendo implantado efetivamente no Município de Palhoça




Inquérito Civil n. 06.2012.00006409-6
Objeto – fomentar a implantação neste Município de Palhoça do projeto piloto de extensão para identificação precoce de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

TERMO DE AUDIÊNCIA

No dia 08 de outubro de 2014, às 10:00 horas, compareceram na sala de reuniões do Ministério Público, no Fórum de Palhoça, as pessoas abaixo citadas, para deliberação sobre o projeto piloto de extensão para identificação precoce de atraso de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 0 a 3 anos de idade, implementado na rede de proteção de Palhoça. Assim, com relação a este projeto, foi acordado que depois de um ano se faria uma reunião para avaliação. No dia 14/08/2014, a Fundação Catarinense de Educação constatou que foram recebidos apenas 4 casos para avaliação, o que é considerado um bom resultado, pois o Município de Palhoça está conseguindo absorver esta demanda. A representante da Secretaria Municipal de Saúde informou que o projeto está sendo realizado efetivamente em Palhoça, sendo que 1.774 crianças já passaram por avaliação e há uma projeção de que cerca de 3.000 crianças serão avaliadas no total. Os profissionais da saúde foram devidamente capacitados, estão preenchendo o Protocolo “Denver” . Está sendo realizado um trabalho específico no bairro Frei Damião, onde há muitos casos de gravidez na adolescência. Em Palhoça há o Programa Acolher ao Nascer, por meio do qual uma técnica em enfermagem se dirige às maternidades da região todos os dias para verificar a situação das crianças de Palhoça, onde ela realiza as orientações para a mãe sobre amamentação e entrega um kit do programa. Se ela verificar que há algum problema, ela efetua o encaminhamento para a estratégia da saúde. Posteriormente,  se pretende trabalhar com a institucionalização do projeto piloto antes mencionado, o que será concluído até 90 dias, incluindo-se no protocolo de saúde da criança de Palhoça. A representante da Educação informou que são preenchidos os protocolos (Portage) nos centros de educação infantil nos casos de suspeita no atraso de desenvolvimento, com   a devida supervisão do Atendimento Educacional Especializado. Esses protocolos são encaminhados para a coordenação de educação especial, que faz a devida análise e se for o caso é realizada avaliação diagnóstica posterior  por parte do CAESP/APAE ou outras formas  de atendimento. O representante da Fundação Catarinense de Educação, com a concordância de todos, concluiu que o projeto piloto foi concluído com êxito e se coloca à disposição para acompanhamento e supervisão do projeto, caso seja demandado neste sentido. A Fundação Catarinense de Educação pretende replicar o projeto em outros municípios de Santa Catarina. Nada mais. Ao final foi proferido o seguinte despacho: “Aguarde-se o retorno do inquérito civil do Conselho Superior do Ministério Público. Após, voltem conclusos”.

Aurélio Giacomelli da Silva
Promotor de Justiça

Waldemar Carlos Pinheiro
Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Fundação Catarinense de Educação

Rafaela Maria Freitas
Coordenadora da Educação Infantil – representando a Secretária Municipal de Educação

Sandra Ribeiro de Abreu
Diretora de Atenção Integral à Saúde, representando o Secretário Municipal de Saúde

Sérgio Otávio Bassetti
Articulador do Grupo de Trabalho da Fundação Catarinense de Educação Especial

Luciane Marques Nunes
Coordenadora de Educação Especial de Palhoça

Mais informações, veja aqui, aqui e aqui.

Parabéns a todos os envolvidos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário