Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Projeto Promotor na Escola - As crianças se manifestam...



O Projeto Promotor na Escola é uma experiência única e transformadora. Com o objetivo de aproximar o Ministério Público das escolas, dos professores, dos funcionários, dos pais e dos alunos, são realizadas visitas por este Promotor de Justiça quase que semanalmente nos estabelecimentos educacionais de Palhoça. Nesses locais, por meio de reuniões e conversas, todas as dificuldades de acesso pleno à educação são relatadas.

Com essas informações, o Ministério Público instaura inquéritos civis, ou seja, procedimentos para que as irregularidades apontadas (estruturais, recursos humanos, pedagógicas, etc.) sejam averiguadas e posteriormente corrigidas pelas autoridades competentes.

Na última visita realizada (hoje) as crianças que estudam na Escola Básica Guilherme Wiethorn Filho fizeram redações e desenhos, com a finalidade de mostrar ao Ministério Público o que falta na escola deles.

O conteúdo é impressionante:

“(...) Eu queria uma escola com quadra, aulas diferenciadas, biblioteca, que eu sei que esses são os direitos do aluno (…) agradeço desde já por me ouvir. E espero que você consiga realizar alguns de nossos pedidos”.(S.)

“A escola que nós temos hoje não tem salas para todos os alunos, não tem quadra, e a gente se molha quando vai subir para a sala de aula. Por isso eu desenhei a escola com a quadra tampada, 30 salas, refeitório, vestiário de quadra, sala de vídeo, sala de informática...essas coisas novas vão ajudar os alunos a aprenderem mais, ter mais segurança, e também a ter mais alunos do bairro. Essa é a escola que eu quero” (A.T.)

“A minha escola para mim não é muito boa porque faltam muitas coisas, e enquanto ela estiver assim, devemos cuidar um pouco mais, porque com uma escola boa bons estudos todos nós teremos” (T.A.P.)

“A escola dos sonhos: Gostaria que a escola onde eu estudo tivesse ajuda do governo para melhorar a qualidade de ensino, educação e fazer com que todas as crianças se sintam felizes e orgulhosas da escola.” (J.A.S.)

 Algumas conclusões advém das redações e desenhos:

- As crianças não querem nada além dos seus direitos, há muito tempo infelizmente negados pela maioria dos nossos governantes;

- Os Promotores de Justiça precisam sair cada vez mais de seus gabinetes para conhecer a realidade da nossa sociedade, inclusive das escolas, locais onde o futuro da nossa nação está sendo moldado, por meio do acesso ao direito fundamental à educação;

- Os gestores precisam tratar as crianças e adolescentes com prioridade, por meio da efetivação preferencial de políticas públicas que garantam não só educação, mas também saúde e dignidade;

- Os abnegados professores e demais funcionários da educação precisam ser verdadeiramente valorizados no nosso país;

- A eleição está aí...ótima oportunidade pra prestarmos atenção e darmos nossos votos àqueles políticos que realmente querem se comprometer com a causa da infância e da juventude. Eles ouvem as crianças?

- O Projeto Promotor na Escola prosseguirá com tudo! E com as visitas às escolas municipais, às creches municipais, às escolas estaduais e às escolas particulares, bem como com as consequentes providências que serão adotadas, visando a melhoria da educação em Palhoça.

- A razão pelo trabalho incessante e desgastante na área da infância e da juventude está toda aí, em cada desenho e em cada palavra dessas crianças.

Os desenhos dos alunos da Escola Básica Guilherme Wiethorn Filho vão ser publicados aos poucos aqui no blog. Parabéns aos alunos e a todos os professores pela iniciativa!

Aurélio Giacomelli da Silva
Promotor de Justiça da Infância e da Juventude
1ª Promotoria de Justiça

“A educação é um elemento importante na luta pelos direitos humanos. É o meio para ajudar os nossos filhos e as pessoas a redescobrirem a sua identidade e, assim, aumentar o seu auto-respeito. Educação é o nosso passaporte para o futuro, pois o amanhã só pertence ao povo que prepara o hoje.” 
Malcolm X

Nenhum comentário:

Postar um comentário