Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Quantas crianças terão que tomar banhos em bueiros?

Foto de Marcelo Piu - O Globo

A foto está acima. Quando você vê essa foto o que você sente? Pena? Indignação? Indiferença? Nojo?

Não foi na África, mas sim no Rio de Janeiro. Uma cena chamou a atenção das pessoas que passavam pela Rua Luís de Camões, no Centro: uma menina de cerca de 5 anos de idade tomava banho em um bueiro em plena luz do dia na cidade maravilhosa, sede das próximas Olimpíadas. Nesse local, a tampa de cimento estava levantada e a menina se banhava na água imunda. O homem que seria o pai da criança estava próximo dela e supostamente embriagado.

Diante da repercussão, O Secretário de Desenvolvimento Regional do Rio de Janeiro determinou que uma equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) tentasse localizar a menina. O buraco que dá acesso à água suja de fezes seria tapado hoje. Quanta eficiência...

E a vida seguirá...e mais essa história de abandono, de negligência e de incompreensão será esquecida. E novas surgirão, aqui em Palhoça, no Rio de Janeiro e em todo o país.

E aí pergunta-se:

Quantas crianças terão que tomar banhos em bueiros para que muitos de nossos governantes entendam que a criança e o adolescente são prioridade, são nosso futuro e merecem proteção integral e preventiva.

Quantas crianças terão que tomar banhos em bueiros para que grande parte da nossa sociedade entenda que o enfrentamento da negligência, do abandono, do abuso, da exploração e todas das demais formas de privação dos direitos do público infantojuvenil se trata de responsabilidade de todos nós?

Quantas crianças terão que tomar banhos em bueiros para que a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, em vigência há 26 anos e 24 anos respectivamente, de forma definitiva e integral sejam cumpridos em nosso país?

Quantas crianças terão que tomar banhos em bueiros para que sejam realmente implementadas todas as políticas públicas básicas, preventivas e comunitárias necessárias, para que o direito constitucional da dignidade da pessoa humana seja garantido?

Quantas crianças vão ter que tomar banhos em boeiros para que muitos de nossos governantes entendam que saúde e educação dos nossos infantes valem mais do que asfalto, publicidade e corrupção?

A criança que toma banho de bueiro hoje é o adolescente em conflito com a lei amanhã, marginalizado, estigmatizado, discriminado, que nunca teve acesso a nada e a sociedade exigirá dele tudo. Deve ser responsabilizado corretamente, mas também ressocializado! Mas querem diminuir sua idade penal e jogá-lo nas nossas masmorras, também chamadas de penitenciárias.

Quantas crianças terão que tomar banhos em bueiros?

Aurélio Giacomelli da Silva
Promotor de Justiça 

Um comentário:

  1. Indignação é pouco. Revolta mesmo! Não é nada fácil lutar por uma população indefesa enfrentando todos os tipos de obstáculos. Como Vossa Excelência mesmo citou não é necessário ir muito longe para se ver esta cena e outras piores ainda. Pena que nossos governantes ainda não acordaram! Estamos perdendo crianças, adolescentes e jovens para o uso e tráfico de drogas. Pena que nossos governantes ainda não perceberam que a prevenção com políticas públicas sérias e eficazes para a população infanto juvenil é menos dispendiosa do que tratar um usuário ou manter um adolescente com medida de internação. A teoria de alguns governantes é muito bonita! Mas a prática...Pode até ser utopia, mas ainda acredito em mudanças de paradígma a começar pela educação, com uma prática pedagógica que dê lugar a uma aprendizagem crítica e que cause uma verdadeira mudança no aluno. Educando as para o seu pleno desenvolvimento e exercício da cidadania.

    ResponderExcluir