Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




segunda-feira, 20 de junho de 2011

Crack e Oxi

Esta cena tem sido cada vez mais comum...



O crack tem sido um dos grandes inimigos dos adolescentes e até de algumas crianças de nossas cidades.

Essa droga, que é feita a partir da mistura da pasta da cocaína com bicarbonato de sódio, gera, desde a primeira ingestão, intensa dependência.

O preço baixo do crack, a facilidade de traficá-lo em pequenas pedras e o despreparo estatal para lidar com o problema, são fatores determinantes para a criação de uma geração dizimada por tal substância entorpecente.

Além disso, agora chegou ao mercado brasileiro o oxi, outro tipo de droga derivado da cocaína, também altamente viciante, em cuja composição está a querosene, a gasolina e o diesel. O efeito no usuário é devastador.

Outro fato que impressiona é a omissão da sociedade no que se refere ao tema, pois a cada dia testemunhamos famílias serem destruídas pelo uso do crack ou do oxi, sem que nenhuma providência seja tomada.

Neste sentido, cada Município tem a obrigação de no mínimo ter uma rede de atenção básica de saúde eficiente que atenda os dependentes químicos, prioritariamente os adolescentes, em sintonia com as políticas de assistência social, educação e segurança pública.

Ademais, em que pese a preconização do tratamento do dependente químico no meio social, há infelizmente casos mais graves que efetivamente necessitam de pronta internação, pelo menos para desintoxicação. Nesses casos faltam vagas e atenção por parte de alguns de nossos governantes.

Enfim, apenas com vontade política e participação efetiva da sociedade é que poderemos diminuir os efeitos devastadores do crack e do oxi sobre nossas crianças e adolescentes.

Um comentário:

  1. As crianças estão colocadas ensituação de risco junto a adultos que não tem valores adequados para cuidar das crianças. Estas pessoas muitas vezes são vizinhos e pessoas de confiança da familia. Muitos valores deturpados estão naturalizados na população e por isto as crianças ficam vulneráveis a todo tipo de vícios e são convidados a experimentar drogas. Que de acordo com o peso e o metabolismo vão trazer situações irreversíveis.
    É preciso fazer urgentemente parceria da Saúde e Educação para que as atitudes sejam efetivas.
    As pessoas que podem auxiliar devem ser estimuladas e não amedrontadas, dizendo que estão fazendo além do seu trabalho de professor ou se agente de saúde, etc...

    ResponderExcluir