Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Complemento do post anterior: Comentário feito no blog! A 1ª Promotoria de Justiça de Palhoça apóia a valorização dos profissionais do CREAS e a estruturação correta desse Serviço essencial!




"Gostaríamos de informar à população do município de Palhoça sobre a situação dos técnicos do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) do município de Palhoça:

Estamos trabalhando sem equipe mínima de técnicos especializados, faltando assistentes sociais, psicólogos, advogados (a Norma Operacional Básica NOB-RH determina a existência deste profissional na equipe mínima) o que dificulta todo o processo de atendimento às famílias, contribuindo para a crescente Fila de Espera.

Além disto, há uma elevada rotatividade entre os técnicos do CREAS, sendo que um dos motivos contributivos para isto é o baixo salário destes. Por exemplo, a diferença entre salários de municípios vizinhos tais como Florianópolis e São José, chega a ser superior a 80% em relação ao salário dos técnicos de Palhoça.

Outra questão é o fato de não haver profissionais em número suficiente no setor administrativo, sendo que, muitas vezes, são remanejados profissionais de outras áreas para cobrir este setor, o que dificulta toda a dinâmica de funcionamento do CREAS. 

No momento estamos em processo de negociação com a Gestão do município de Palhoça em relação a melhores condições de trabalho, o que inclui o aumento salarial e um maior número de técnicos, porém percebe-se que há uma morosidade neste processo o que prejudica o andamento das negociações. 

O CREAS é um Serviço essencial para promover a acompanhamento a famílias e indivíduos que estão com direitos violados, auxiliando-os na potencialização de suas capacidades de proteção, contribuindo para o seu bem-estar, a garantia de seus direitos, dentre outras ações. Neste sentido, os técnicos atuam objetivando a concretização destas ações e necessitam de melhores condições de trabalho para a efetivação destes aspectos.

Vamos continuar lutando para melhoria deste serviço fundamental para o acompanhamento das famílias do município de Palhoça. Sabemos que este veículo de comunicação não é o local de reivindicações, pois esta é feita diretamente com a Gestão do município, o qual já estamos em processo; mas se faz necessário o conhecimento destas condições de trabalho por parte da comunidade e também da Promotoria, Órgão parceiro no trabalho de garantia de direitos dos cidadãos palhocenses."

4 comentários:

  1. Não tinha conhecimento que um Serviço com imensa importância e amplitude não está recebendo a devida atenção dos Gestores da Prefeitura de Palhoça. Com certeza estes profissionais devem receber o apoio de um órgão tão grandioso como a Promotoria e outros órgãos também devem apoiar.
    Vocês que são funcionários do CREAS devem continuar tendo força. Vamos continuar apoiando e observando o empenho da Gestão da Prefeitura de Palhoça.

    ResponderExcluir
  2. Estou impressionado com a realidade de tal Serviço, que é imprescindível para as famílias de palhoça. Sou morador daqui e não acredito que esta Gestão está tratando da valorização dos funcionários desta forma. Isso não pode continuar. Ainda bem que esta Promotoria tem se mostrado mais ativa e está trabalhando para a melhoria da nossa realidade.
    Faço questão de acompanhar como será o andamento da mudança desta realidade.

    ResponderExcluir
  3. Cabe ressaltar que o descaso com a Política de Assistência Social não é somente da atual gestão e sim de muito tempo. E como sabemos não é só o referido programa que precisa estar sob os olhares atentos da Promotoria.Não podemos esquecer que o usuario atendido no referido serviço pode também ser atendido na saúde, na educação, demais serviços da assitencia. Considero que enquanto pensarmos fragmentado desse jeito apoiando causas isoladas, nao teremos muito progresso no sistema de garantias de direitos. Nao esquecendo direitosssssssssssss, que envolvem demais políticas. Que tal pensarmos em reuniões em comum que pactuam estrategias em comum com a promotoria em tela. Se as pol´ticas não estiveram articuladas, podemos estar fazendo tudo menos protegendo a criança e adolescente. Nao esquecemos que trabalhamos com pessoas, vidas, familias inteiras...............

    ResponderExcluir
  4. Sou Assistente Social,formada pela FAPSS Faculdade Paulista de Serviço Social em São Paulo. Estive aí no município de Palhoça do dia 29/12/11 a 03/01/12, pude observar a existência de CREAS em municípios vizinhos como São José, Itapema e Biguaçu. Nossa, gostaria muito de fazer parte desta equipe. Sou funcionária pública desde 1992 estou formada desde 2009, ainda não estou exercendo a profissão pois naõ queria exonerar meu cargo no Estado sem ter alguma coisa em vista.
    Tive uma experiência ótima por dois anos durante o periodo de estágio, com moradores em situasão de rua, trabalho com famílias através de visita social domiciliar. Amo fazer isso!
    Quem sabe, breve não estarei fazendo parte da equipe de vocês.
    Posso estar encaminhando meu curriculum...
    elianas_franco@hotmail.com

    ResponderExcluir