Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




domingo, 9 de outubro de 2011

Utilização do SIG é exemplo na 1ª Promotoria de Justica na Palhoça


Equipe da 1a. Promotoria de Palhoça trabalhando na defesa da Infância e Juventude 



Atualmente estão cadastrados no SIG (Sistema Informatizado do Ministério Público de Santa Catarina), em todo o Estado, 174.548 documentos. Apenas no ano de 2011 já foram emitidos 601.141 documentos através do SIG. O Sistema de Informação e Gestão, passadas as adaptações iniciais da sua implantação, está se revelando uma ferramenta essencial na execução das atividades do membros e servidores do Ministério Público.

Na 1ª Promotoria de Palhoça, o SIG é um espelho das atividades realizadas. Segundo o Promotor Aurélio Giacomelli da Silva, o Sistema é ferramenta fundamental para o MPSC que, sendo um órgão público, deve valorizar o atendimento ao princípio de eficiência. Durante o estágio orientado dos novos promotores, Aurélio fez questão também de mostrar a forma de organização da Promotoria. "Aqui temos um pequeno cartório organizado pelo SIG. Já temos definido o rito e o fluxo de utilização do Sistema. Quem chega aqui não se perde", explica Aurélio, informando que a organização é mérito também do Promotor de Justiça Gilberto Assink de Souza, que criou e implantou o fluxograma de trabalho na época em que era assistente, antes de passar no concurso. 

Na Promotoria todos os documentos estão cadastrados no SIG e são arquivados em escaninhos, recebendo pastas com cores diferenciadas por assunto. O SIG é utilizado até para controle da movimentação dentro da Promotoria. Entre os principais benefícios apontados pela equipe na utilização do Sistema está o controle dos prazos e da movimentação dos documentos. Apontam, ainda, como pontos positivos, o editor de textos do SIG e a assinatura digital. Para o futuro, a integração total do SIG e SAJ é apontada como uma melhoria que auxiliará ainda mais no trabalho. Segundo o Assistente Marcos Guilherme Vieira, a integração total do SIG e do SAJ facilitará muito o manuseio do processo. "Os Sistemas não são irmãos ainda, por enquanto são só primos", resume.

Quando Erico Ademar Vieira da Silva foi escolhido como Residente, o SIG já era utilizado em sua totalidade. Para ele é inconcebível o funcionamento da Promotoria sem o Sistema. Segundo Marcos, muitos se assustam com a quantidade de informações e ícones. "Depois que aprendem a utilizar concluem que facilita o trabalho. Hoje se não tivermos internet acaba a Promotoria, porque todo nosso trabalho está alicerçado no SIG", afirma Marcos. Na 1ª Promotoria de Palhoça estão cadastrados no SIG 2.426 documentos, com 319 em andamento, além de 7.046 documentos emitidos pela PJ em 2011.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do Ministério Público de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário