Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Pais não precisam ser especialistas em internet para ensinar navegação segura


Rodrigo Nejm, Coordenador do Dia Mundial da Internet Segura

Um dos maiores desafios de pais e educadores nos dias atuais é como ensinar o uso seguro da internet mesmo tendo menos familiaridade com o mundo digital que seus filhos e alunos. Este tema está sendo abordado na Semana da Internet Segura, em vários debates e atividades promovidos em todo o país. O psicólogo e diretor de prevenção da Safernet, Rodrigo Nejm, instituição que organiza, desde 2009, do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil, fala sobre a importância de todas as gerações participarem e aprenderem juntas sobre o uso da rede e enfatiza que, para ensinar ética, segurança e cidadania, não é necessário ser um especialista.
O tema da campanha este ano do Dia Mundial da Internet Segura é “Conectando Gerações”. Com os pais podem ajudar os filhos a terem uma navegação segura na internet?
A vida na internet é como nas ruas. É fundamental que os pais naveguem com os seus filhos, assim como os acompanham para alguns lugares, dependendo da idade. A internet é uma nova praça pública, uma janela para o mundo. Os pais costumam pensar que se a criança ou adolescente está em casa, em seu quartinho, brincando no computador está segura, porque supostamente estaria longe do contato dos perigos e dos criminosos. No entanto, esta é uma falsa impressão, porque o virtual é o real hoje. Para as novas gerações não existe o online (ligado na rede) ou offline (mundo real desconectado), porque se comunicam o tempo todo por celulares e outros aparelhos.

Como é hoje o comportamento dos pais em relação ao controle do uso de internet?
Normalmente, eles ainda costumam proibir ou restringir a navegação, mas isso não adianta. As pessoas começam a tomar providências e se interessar pelo assunto quando acontece algo sério com elas, ou quando ficam sabendo que aconteceu algum aliciamento na vizinhança. Então entram em pânico e começam a ir atrás de informações sobre segurança.

Você ainda escuta pais assustados com as mudanças na tecnologia?
Sim, ouço muitos relatos do tipo: “quem sou eu para falar de segurança na internet se meu filho domina esta tecnologia dez vezes mais do que eu”, mas é um grande equívoco porque até um adulto analfabeto pode ensinar valores de ética e segurança para os filhos, da mesma forma que ensina a eles como não pegar bala ou conversar com estranhos. Os valores dentro e fora da internet são os mesmos. Os pais ainda costumam se sentir constrangidos diante da tecnologia que não conhecem, mas eles têm muito a oferecer com sua experiência de vida.

Qual o maior desafio para estimular a conexão entre gerações?
Existem aqueles pais, familiares ou educadores que usam e-mail e conhecem ferramentas básicas como o Google, mas não têm idéia de outros aplicativos. No entanto, eles precisam estar conscientes de que não é necessário que dominem todos os serviços, porque dificilmente estarão atualizados a tempo, a tendência é que os filhos descubram rapidamente, principalmente os jogos.

Mas, os pais e professores não precisam saber tudo isso. Não há necessidade de ser um especialista para passar valores para o filho de cidadania, ética e responsabilidade, basta um pouco de familiaridade com o assunto e ir descobrindo com o filho, brincando, participando de algumas atividades com ele. Por um lado, os pais podem aprender as inovações, mas o mais importante é seu papel como educador para a vida, orientando como usar com segurança. Este é o maior desafio entre gerações.
Você tem alguma dica para os pais começarem a usar a internet de forma agradável junto com os filhos?
Com os filhos menores, uma boa oportunidade pode ser brincar junto com os jogos que disponibilizamos gratuitamente no site e que ensinam sobre internet segura. Há também publicações que podem ser encontradas também e podem ajudar os pais e professores a entenderem mais do assunto como a cartilha com dicas da Safernet ou a publicação Navegar com Segurança da Childhood Brasil.

O Dia Mundial da Internet Segura tem ajudado a divulgar mais informações para pais e educadores. Qual o balanço que você faz da iniciativa nos últimos anos?
Há uma boa repercussão do evento. Os meios de comunicação, por exemplo, já incorporaram a data no calendário. O único problema é que se o Dia Mundial fosse depois do carnaval, poderíamos divulgar mais nas escolas. De qualquer forma, não paramos de promover a internet segura, mesmo depois do evento, esticamos a agenda até março com concursos e outras atividades para estudantes e educadores e durante o ano inteiro há campanhas e projetos sendo executados. É uma data ruim também, porque é logo após o recesso do Judiciário, que colabora muito com as campanhas.

Como é a parceria da Safernet com a Polícia Federal?
A Safernet possui um Termo de Cooperação com a Polícia Federal e com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República tanto para as ações de enfrentamento às violações aos direitos humanos na Internet quanto para as ações preventivas e educativas. Dentre as ações preventivas, a Polícia Federal tem se engajado no Dia da Internet Segura, realizando operações de prevenção nos 27 estados, distribuindo cartilhas e cartazes para orientar donos de lan house e escolas em todas as capitais. É importante que a população também conheça o trabalho preventivo realizado pela Polícia para minimizar os riscos e diminuir o volume de crimes.

Debate visa aproximar gerações para aprendizado mútuo
No dia 10 de fevereiro, como parte da agenda de eventos e mobilizações da Semana da Internet Segura, o Ministério Público Federal em São Paulo e a Safernet, com apoio da Childhood Brasil, Educacional e Petrobras, promoverão o debate Conectando Gerações!, com a proposta de aproximar gerações de pais, filhos e netos para revelar como aprendemos uns com os outros no mundo digital.


Fonte: Childhood.org.br

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