Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




segunda-feira, 18 de julho de 2011

Jovens em Palhoça (SC): situação de trabalho proibido e falta de oferta de trabalho legal (Aprendizagem)



Uma operação de Fiscalização de Combate ao Trabalho Infantil foi realizada no Município de Palhoça, SC, no início de junho. Foram verificados 62 estabelecimentos de lavação de automóveis e oficinas mecânicas. Foi determinado o afastamento de 26 adolescentes que exerciam atividade proibida para menores de 18 anos (77 da Lista TIP - Piores Formas de Trabalho Infantil).

As informações sobre os adolescentes foram encaminhadas à 1ª Promotoria de Justiça de Palhoça, que irá verificar a situação de cada um deles.

Uma das opções de encaminhamento no caso de jovem com 14 anos completos é sua contratação como aprendiz.

Aprendizagem é uma forma de trabalho protegida, que oferece ao jovem qualificação. É uma relação de emprego, com carteira assinada, com aulas teóricas e aplicação prática na empresa. É uma forma de oferecer a esses jovens um futuro com perspectiva de melhor colocação no mercado de trabalho. Além disso, evita-se a evasão escolar – comum  aos adolescentes que trabalham – porque é obrigatória a frequência escolar até completar o Ensino Médio.

Caso todos os estabelecimentos de Palhoça estivessem conscientizados para o tema Responsabilidade Social e contratassem aprendizes,  haveria, no mínimo,1.284 aprendizes contratados. No entanto, conforme informações prestadas na RAIS e no CAGED, existem menos de 100 aprendizes contratados.

Na próxima semana, a Fiscalização do Trabalho verificará a situação dos principais empregadores, buscando aumentar a oferta dessa oportunidade de qualificação para estes e outros jovens de Palhoça, em consonância com a Agenda Nacional do Trabalho Decente.

Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente no Trabalho de Santa Catarina - FETI/SC (link aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário