Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




quinta-feira, 19 de julho de 2012

Serviço de Acolhimento Institucional - Excelente reunião!



O Serviço de Acolhimento Institucional, de alta complexidade, que faz parte da Proteção Especial do Sistema Único de Assistência Social, recebe crianças e adolescentes que por diversos motivos tiveram que deixar suas famílias.

Por esse motivo, os abrigos institucionais, de responsabilidade dos Municípios (Prefeituras), devem ser espaços que garantam os direitos básicos aos infantes e jovens que recebem esta medida protetiva, de cunho excepcional e temporário, já que o Estatuto da Criança e do Adolescente preconiza o convívio familiar.

Em razão disso e de todas as dificuldades advindas dos atendimentos destas crianças e adolescentes em Palhoça, é que os profissionais envolvidos diretamente no Serviço (Coordenação, Equipes Técnicas e Educadores Sociais), juntamente com a Secretaria de Assistência Social, devem decidir em conjunto os destinos e rotinas das casas, para que os interesses dos acolhidos sejam devidamente resguardados.

Assim, na data de ontem, no Centro de Convivência do Idoso de Palhoça, foi realizada uma reunião, onde estiveram presentes a Secretária Municipal de Assistência Social Miriam Raimundo da Silva, a Superintendente da Assistência Social Gicele Trupel, a Diretora de Assistência Social Vânia Fátima Souto Gareski (que conduziu muito bem a reunião), a Coordenadora do Serviço de Acolhimento Institucional de Palhoça Marli de Sá Feitosa, as equipes técnicas dos abrigos e os educadores sociais, além do promotor de justiça Aurélio Giacomelli da Silva.

Neste encontro, de iniciativa da Secretaria de Assistência Social, vários pontos foram debatidos, mas ficaram as seguintes conclusões: 1) necessidade de mais diálogo entre todos do Serviço - Coordenação, equipes técnicas, educadores sociais, auxiliares de serviços gerais, cozinheiras, etc.; 2) necessidade urgente de se elaborar o projeto político-pedagógico do serviço; 3) necessidade de participação maior dos educadores sociais nas decisões da casa, pois são esses profissionais que ficam mais  tempo e muitas vezes criam mais vínculos com as crianças e adolescentes acolhidos; 4) necessidade de capacitação contínua para todos, diante da complexidade do serviço; 5) alteração de algumas rotinas da casa; 6) necessidade urgente de se realizar um diagnóstico sobre a alimentação das crianças e adolescentes da casa; 7) necessidade urgente de compreensão sobre o papel  do Ministério Público como um dos protagonistas da rede de proteção na área da infância e juventude.

Além disso, neste encontro houve o início da discussão sobre as atribuições de todos dentro das  casas de acolhimento e foram definidos dois cronogramas de reuniões mensais, um relacionado apenas à Coordenação, Administrativo e Equipes Técnicas, e outro que diz respeito às reuniões com os educadores, nas quais a Promotoria de Justiça tentará sempre se fazer presente.

No fim, ficou claro que todos que se envolvem com o Serviço de Acolhimento Institucional de Palhoça têm um único objetivo: o bem estar das crianças e adolescentes que lá se encontram.  Com diálogo, bom senso e muito trabalho de todos, o bem estar e os direitos deles serão com certeza ainda mais ampliados.

E fica a reflexão:

"Que a união seja de braços, mãos ou pés. Onde juntos se torne um grande circulo, onde todos são iguais, onde o começo possa ser em qualquer uma das partes, onde não haja diferenças, apenas laços que somam o Todo" - Kris Melo

Até a próxima reunião e mãos na massa!


2 comentários:

  1. A reunião foi realmente maravilhosa, mas ficou muito claro a necessidade de um novo paradigma para as questões do abrigo, e evidente também a importância dessa Promotoria e do Dr Aulélio para garantir esse novo olhar. Por essa razão nós educadores sociais de Palhoça somos gratos.
    Obrigada Dr Aurélio e sua equipe!

    ResponderExcluir
  2. Realmente foi muito boa, nosso objetivo foi alcançado.
    Foi um momento de avaliação, pontuando a importância do trabalho em equipe, ficando claro que todos somos responsáveis pelo processo. Unidos poderemos fazer diferença, construindo um trabalho mais enriquecedor.

    Não podemos deixar de agradecer também o aceite do Dr Aurélio, em estar participando desta nova etapa da Assistência. Sua participação é muito positiva, não atuando somente como fiscalizador mas também sendo parceiro nas horas de dificuldades.

    Quanto a equipe do Serviço de Acolhimento Institucional, pode se perceber o quão responsáveis são, tendo em vista suas colocações. Espero que COMPARTILHEM rsrsr mais seus anseios, pois já compartilhamos com o mesma idéia, o COMPROMOMISSO de atender e dar melhores condições as crianças e adolescentes.

    ResponderExcluir