Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




terça-feira, 26 de março de 2013

Rede Globo, Gaspar, Judiciário, Ministério Público, Palhoça e TAC

Em uma reportagem tendenciosa, editada, com a pauta pronta e de péssimo gosto, a Rede Globo exibiu uma reportagem no Programa Fantástico no último domingo acusando o Juízo da Infância e Juventude de Gaspar de cometer várias irregularidades nos processos de adoção.

Além disso, nessa matéria, o Poder Judiciário e o Ministério Público foram colocados em lados opostos, como se estivessem em pé de guerra. Lamentável...

A Juíza de Direito Ana Paula Amaro da Silveira teve destaque em sua atuação em Gaspar e a Promotora de Justiça Helen Sanches é uma sumidade na área. Eventuais discordâncias advindas de alguns processos, que tramitam em segredo de justiça, serão dirimidas na análise dos recursos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Esta infelizmente é a Rede Globo que dita as regras do nosso país.

Mas o que chamou a atenção foi a nota à imprensa da Juíza de Direito Ana Paula, informando que o abrigo institucional de Gaspar foi eleito o sétimo melhor do país em 2007.

Então pergunto: 

1 - se Gaspar, um município com cerca de 54.000 habitantes e com uma arrecadação muito inferior à de Palhoça, conseguiu esse título, porque nosso Município não consegue?

2 - se Palhoça é uma das cidades que mais cresce no Brasil, porque não se consegue melhorar os abrigos institucionais?

3 - por que os abrigos institucionais de Palhoça às vezes se assemelham com depósitos superlotados de crianças?

Com a palavra nossos governantes...

Nossos abrigos precisam de ajuda!
O Ministério Público está tentando fazer sua parte:

Amanhã será realizada audiência para proposta de termo de compromisso de ajustamento de conduta para estruturação no município de Palhoça do Serviço de Acolhimento Familiar, que tem o objetivo de não institucionalizar as crianças e adolescentes em alguns casos. (mais informações aqui).

Além disso, no dia 12 de abril de 2013, haverá outra reunião, para proposta de celebração de termo de compromisso de ajustamento de conduta para implementação de um novo abrigo institucional, bem como para regularização de todo o serviço, de acordo com as normas técnicas vigentes (veja aqui).

Ao contrário do que muitos pensam, o Termo de Ajustamento de Conduta é  extremamente positivo, pois se trata de conciliação, de resolução de conflitos, ou seja, um compromisso ético estabelecido entre o promotor de justiça e o Município de Palhoça, celebrado por todos os envolvidos, de forma democrática, onde se diz, em alto e bom tom para que toda a sociedade ouça: 

"Sabemos que é prioridade, queremos melhorar os abrigos institucionais e nos comprometemos seriamente com isso, porque as crianças que lá estão e as outras que serão acolhidas merecem atendimento prioritário, especial e integral. A questão é humanitária"

Sinceramente, tenho muita esperança que esses acordos de cidadania serão celebrados, com o apoio de todos, inclusive dos anjos da guarda das crianças e adolescentes, nossos educadores sociais!

As crianças agradecerão!

Segue a prece delas:


Prece de uma criança abrigada

page1image1000 page1image53360
Senhor, estou aqui há tanto tempo....
Espero ansiosamente por uma família
Senhor, me dizem para ser paciente e agradecer
Pois tenho de tudo: comida, roupa, abrigo do frio e cama para descanso Senhor, perdoe a minha ingratidão
Mas sinto fome de afeto.
Senhor, quero sentir o conforto de braços que me enlacem
O cuidado que cubra a nudez da minha orfandade
Senhor, eu sinto o frio dos abandonados
Eu sinto o cansaço dos desiludidos
Senhor, eu preciso construir a minha história
Ter direito ao meu espaço no seio de uma família,
Trilhar os caminhos das lembranças felizes do passado
E sonhar com a certeza do futuro
Senhor, eu não me importo, nem um pouco,
Que meus pais não sejam ricos, bonitos ou perfeitos
Peço apenas, Senhor, que eles me amem
Senhor, mantenha viva a minha esperança
Eu não posso deixar de pedir e acreditar
Não quero me confinar no silêncio daqueles que desistiram
Senhor, eu confio em Vós
Iluminai as mentes daqueles que possuem autoridade
Tocai os corações daqueles que podem me acolher
Senhor, em vossas mãos entrego o alcance da felicidade.
Conceição Mousnier 
Aurélio Giacomelli da Silva
Promotor de Justiça

Um comentário:

  1. Sou educadora social do abrigo misto, e estou muito preocupada com a situação que as crianças vivem nosso abrigo . Não temos como dar um atendimento digno para elas,pois estamos com muitas crianças,em uma casa que agora ficou pequena...e outros problemas que quero muito falar pessoalmente...falo em nome da maioria dos educadores,precisamos de uma reunião urgentemente!! se possível marcar no período matutino.Gostamos do nosso trabalho ,mais esta muito difícil de realiza-lo!!!tb precisamos de ajuda!!!Obrigada,aguardamos retorno.

    ResponderExcluir