Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Vamos para a escola?





Em 2003, Nelson Mandela disse: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. 

Essa frase ecoa até hoje, mas não sensibiliza grande parte dos nossos políticos. Basta verificar os milhões de reais desviados pela corrupção e o desperdício de recursos públicos, que poderiam ser destinados para garantia da educação.

No Brasil, várias escolas estão caindo, a merenda escolar em muitos casos é terrível, a qualidade  de ensino em regra é péssima e os professores são subvalorizados. Apesar de alguns avanços, estamos ainda muito longe da efetivação de uma educação de qualidade.

Assim, para que essa letargia seja combatida, pelo menos no âmbito municipal, a 1ª Promotoria de Palhoça, contando com a parceria e com a dedicação da Secretaria Municipal de Educação, do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e do Conselho Municipal de Educação, celebrou 57 (cinquenta e sete) termos de ajustamento de conduta (acordos extrajudiciais) com o Município de Palhoça, para que as estruturas de todas as creches e escolas se tornem dignas e seguras para receberem nossas crianças e adolescentes. 

Além disso, a 1ª Promotoria de Palhoça lançou o Projeto Promotor na Escola, por meio do qual o Promotor de Justiça tem visitado os estabelecimentos educacionais para que, em contato com os professores, diretores, pais e alunos, conheça a realidade nesses locais, onde há pessoas tão dedicadas que nos fazem crer que devemos continuar nessa luta, apesar de tanto descaso e omissão. 

Em Palhoça ou onde quer que você esteja e inspirado em Mandela, faço aqui um convite: vamos pra escola? Afinal, como ele disse: “Ninguém pode se sentir satisfeito enquanto ainda houver crianças, milhões de crianças, que não recebem uma educação que lhes ofereça dignidade e o direito de viver suas vidas completamente”.

Aurélio Giacomelli da Silva
Promotor de Justiça

Artigo publicado na data de hoje – 05 de fevereiro de 2015, no Diário Catarinense.


Um comentário:

  1. Do lado de lá da BR 101 as duas escolas existentes , a estadual E.Benonivio João Martins está em reformas e nem sabem quando irão iniciar as aulas. Grupo Escolar Frei Damião a mesma coisa. Os pais estão muito preocupados . Sem escola e sem programas para atender as crianças, sem recursos para pagar alguém para cuidar dos filhos, já que se trata de uma área de muita vulnerabilidade. Como poderão trabalhar? É um caos!!!

    ResponderExcluir