Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

CREAS - Reunião importante



Na manhã de hoje, na sede do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) foi realizada uma importante reunião com o Prefeito Municipal de Palhoça Nirdo Artur Luz, com as novas gestoras da Secretaria Municipal de Assistência Social, com a primeira dama do Município, com o Secretário de Saúde e com o Promotor de Justiça da Infância e Juventude e com os coordenadores e técnicos do referido serviço.

Neste encontro, a Coordenadora-Geral do CREAS informou o atual prefeito sobre os atendimentos e sobre a relevância do programa para a sociedade palhocense.


De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social (leia aqui)

"O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).
A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada. Essa atenção especializada tem como foco o acesso da família a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção.
O Creas deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada. 
Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos Creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.
Os Creas podem ter abrangência tanto local (municipal ou do Distrito Federal) quanto regional, abrangendo, neste caso, um conjunto de municípios, de modo a assegurar maior cobertura e eficiência na oferta do atendimento".
O Promotor de Justiça Aurélio Giacomelli da Silva solicitou ao Prefeito Municipal de Palhoça nesse encontro que as estruturas de trabalho e de coordenação do CREAS de Palhoça sejam mantidas, diante do excelente trabalho exercido em prol de crianças, adolescentes, idosos, moradores de ruas e famílias respectivas, bem como pela essencialidade de tal serviço, que deve continuar em pleno funcionamento.

O Prefeito recebeu muito bem as solicitações efetuadas e relatou que a a área social é a sua prioridade.

Na data de hoje, haverá reunião na 1ª Promotoria de Justiça de Palhoça com os profissionais dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) do Município. Mais informações nos próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário