Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Alcance de agosto fala sobre combate à evasão escolar


O Alcance deste mês fala sobre o Apoia, o programa de combate à evasão escolar do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que já trouxe 52.325 alunos de volta às escolas. O Coordenador do Centro de Apoio da Infância e Juventude, o Promotor de Justiça Marcelo Wegner, esclarece que geralmente não existe um único motivo para que os alunos parem de estudar: "As causas que se verificam com mais frequência são a falta de apoio dos pais, o trabalho infantil, o bullying que ocorre muitas vezes dentro da escola, a falta de estrutura e a questão de transporte escolar".

No Apóia, o MPSC atua junto com a comunidade escolar, os Conselhos Tutelares, as secretarias municipais e estadual de Educação, e a Justiça da Infância e Juventude. O coordenador explica que o objetivo do Apoia é "uma verificação rápida da situação para que se possa dar uma solução rápida também, evitando que o aluno perca o ano letivo e o interesse pela continuidade do estudo". 

Em 2013 e 2014 estão previstas alterações no programa para torná-lo mais eficiente. Wegner afirma que o principal foco será a implantação do sistema on line, que vai "garantir a rapidez nesse casos e também vai possibilitar o diagnóstico da situação". Esse sistema está sendo criado para substituir os atuais, que são em papel e encaminhados através do correio. Além eliminar a possibilidade de extravios e falhas de comunicações, o sistema permitirá que sejam feitas estatísticas mais precisas. 

No ano passado, as Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude do estado receberam 1.659 avisos de infrequência escolar e, por meio das ações do Apóia, 923 alunos regressaram à escola. Esse Alcance estreia na TV UFSC/TV Brasil, em alta definição, nesta quinta-feira (15/08), às 19h, com reprise no domingo (18/08), às 6h, e pode ser visto no canal do MPSC do YouTube. 

Redação: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Um comentário:

  1. Realmente o Apóia é um programa muito bom mas não é levado a sério por muitas escolas.Falta de comprometimento da unidade escolar.Os pais só são comunicados quando o ano letivo do seu filho já está comprometido. Quando isso irá mudar?

    ResponderExcluir