Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Semana Mundial do Aleitamento Materno é celebrada em agosto



Entre os dias 1º e 7 de agosto é comemorada a Semana Mundial do Aleitamento Materno - SMAM (veja aqui), cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação para a saúde de mulheres e crianças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS (aqui), o aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável.

Saiba mais sobre o aleitamento materno nesta matéria do VIA BLOG: Toda criança tem direito ao aleitamento materno (clique aqui).

Com a campanha, pretende-se melhorar a saúde de crianças com até cinco anos de idade em todo o mundo, uma vez que o leite materno é responsável por imunizar os bebês contra doenças respiratórias crônicas, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e osteoporose. Por isso, a OMS orienta que a alimentação da criança seja exclusivamente o leite materno até os seis meses e, a partir daí, que a amamentação vá sendo complementada com outros alimentos até os dois anos de idade ou mais.

Ainda de acordo com dados da OMS, a desnutrição está relacionada a uma em cada três mortes de crianças com até cinco anos de idade. Dessas mortes, mais de dois terços estão associadas a práticas inapropriadas de alimentação e ocorrem no primeiro ano de vida do bebê.

O slogan da campanha deste ano, escolhido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (aqui), é "Aconselhamento em amamentação: perto das mães". Alinhada ao tema, a campanha elaborada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP trará a mensagem "Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você".

Com isso, espera-se promover cinco objetivos: conscientizar sobre a importância dos Grupos de Mães (ou do Aconselhamento em Amamentação) no apoio às mães para iniciarem e manterem a amamentação; informar o público sobre os benefícios dos Grupos de Mães (ou do Aconselhamento em Amamentação) e unir esforços para ampliar esses programas; incentivar quem apoia a amamentação, independentemente de suas profissões, a dar um passo à frente e capacitar-se no apoio às mães e seus bebês; identificar apoio comunitário a quem as mães que amamentam possam recorrer; e convocar governos e centros de saúde para que cumpram os 10 Passos para uma Amamentação Bem Sucedida para melhorar a duração e os índices de amamentação exclusiva.

Com informações do Portal Brasil

[Fonte: Via Blog - 29/07/2013]

Nenhum comentário:

Postar um comentário