Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Determinada construção de novo abrigo para crianças em Palhoça

Programa Alcance com a Promotora de Justiça Priscila Linhares Albino 


A Justiça determinou que o município de Palhoça cumpra o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e providencie, no prazo de 30 dias, um novo abrigo institucional para crianças e adolescentes em situação de risco.

Caso a decisão não seja cumprida, foi fixada multa diária no valor de mil reais por dia de atraso,a ser dividida entre o Prefeito de Palhoça, Camilo Nazareno Pagani Martins, e o Secretário Municipal de Assistência Social, Nílson João Espíndola. A multa deve ser revertida em favor do Fundo da Infância e Juventude (FIA) de Palhoça.

A decisão, proferida pelo Juiz de Direito André Augusto Messias Fonseca, também prevê que o município contrate servidores para atuar na nova sede e que seja obedecido o limite máximo de 20 crianças e adolescentes por abrigo institucional.

A determinação atende a Ação de Execução ajuizada pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Palhoça, com atuação na área da Infância e Juventude, pelo descumprimento do TAC firmado entre o MPSC e município em abril deste ano.

Na tentativa de não judicializar o caso, o Promotor de Justiça Aurélio Giacomelli propôs um aditamento do TAC com o estabelecimento de novos prazos. Mas, como as cláusulas que deveriam ser cumpridas em 30 dias não foram cumpridas, o TAC foi executado judicialmente.

De acordo com o Promotor de Justiça, a postura do município de manter os infantes em locais sem a estrutura necessária, evidencia o descaso dispensado às crianças e aos adolescentes palhocenses, que são tratados como objetos em um depósito de pessoas.

"Os abrigos institucionais, destinados a garantir a proteção acrianças e adolescentes com vínculos familiares extremamente fragilizados, devem oferecer um ambiente acolhedor, com estrutura adequada e condições de moradia, higiene, salubridade, segurança, acessibilidade e privacidade", complementa Giacomelli.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do MPSC

2 comentários:

  1. Fico imensamente feliz em ver a belíssima atuação da Primeira Promotoria deste município, mas fico imensamente triste em ver o descaso de nossos gestores públicos! É lamentável saber que pouco se preocupam com as crianças e adolescentes! Até quando rua pavimentada, festa e auto promoção serão mais importantes que nossos pequenos?

    ResponderExcluir
  2. È inadmissível um município com tamanho porte e influência apresentar este descaso violando direitos de crianças e adolescentes, com eles já violados de muitas formas!

    ResponderExcluir