Equipe:


Aurélio Giacomelli da Silva - Promotor de Justiça

Letícia Titon Figueira - Assistente de Promotoria

Ana Paula Rodrigues Steimbach - Assistente de Promotoria

Mallu Nunes - Estagiária de Direito

Giovana Lanznaster Cajueiro - Telefonista

Mário Jacinto de Morais Neto - Estagiário de Ensino Médio




segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Reunião importante com profissionais da Saúde


Na data de hoje (16/09), na Prefeitura Municipal de Palhoça, o Promotor de Justiça da Infância e da Juventude teve uma reunião muito proveitosa com os profissionais da Saúde do Município. Estavam presentes a Coordenadora de Saúde Mental e representantes e ou coordenadores da Estratégia de Saúde da Família, dos NASFs (Núcleos de Apoio à Saúde da Família), Serviço de Referência de Psicologia/Psiquiatria Infantil e Adulto, CAPSad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial II).

Neste encontro vários assuntos foram discutidos: apresentação da rede de saúde mental, necessidade de quebra de paradigmas no que se refere à implementação da saúde mental aberta e com base comunitária, falta de estrutura dos serviços, falta de trabalho em rede, discussão de alguns casos, etc.

Assim, se verificou que temos grandes profissionais em Palhoça na área da Saúde, que trabalharão com ainda mais qualidade se forem realmente valorizados e capacitados.

Além disso, foi deliberado que serão realizadas reuniões mensais de estudos de casos com os profissionais da Saúde e Ministério Público, a exemplo do que já ocorre com os CRAS, PAEFI, Equipes de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade e Serviço de Acolhimento Institucional. A próxima reunião foi agendada para 01/11/2013.

Por fim, foi agendada reunião conjunta para 04/10/2013, com profissionais da Assistência Social, Saúde e Conselho Tutelar na sala de reuniões do Ministério Público, no Fórum de Palhoça, para que o trabalho em rede possa ser aperfeiçoado, criando-se fluxos de atendimento céleres e qualitativos para crianças, adolescentes e suas famílias.

Apenas com a efetiva atuação intersetorial é que as políticas públicas relacionadas à infância e à juventude terão a eficácia necessária.

2 comentários:

  1. O dia que funcionar a saúde (Caps II, Caps AD, etc), 70% dos problemas do município irão melhorar.

    ResponderExcluir
  2. quem sabe algum dia teremos rede em Palhoça, pois hoje não temos rede de forma nenhuma. tente enquadrar a possível "rede" de Palhoça em algum conceito sobre o tema.... impossível .Em nenhum que pesquisei encontrei o conceito que se encaixe. Por isso acho prematuro achar que existe alguma rede. Primeiro devemos saber e entender o que é uma rede de proteção ou atendimento. Enquanto isso as politicas vão a reuniões como estas para colocar o que tentam fazer de melhor e esconder falhas graves , e são estas falhas que excluem, alienam e violentam ainda mais contingentes e mais contingentes de crianças de nosso município.

    ResponderExcluir